Tratamento com Células Tronco

O Hospital Veterinário Florianópolis vem se estabelecendo como um centro de excelência em terapia celular a partir de células-tronco de tecido adiposo (TA). Estas células podem ser extraídas de qualquer animal, em qualquer idade.

O TA é extraído do animal por um processo minimamente invasivo, onde a partir deste, as células-tronco são isoladas e amplificadas, para posteriormente serem reinjetadas no animal doente. Podem ser utilizadas em várias patologias, onde favorecem a regeneração e reparo tecidual, melhorando a qualidade de vida dos animais.

As célula-tronco são um tipo especial de célula que apresenta capacidade de se renovar e originar diferentes tipos celulares especializados, não possuindo nenhuma função específica até que essa receba um sinal do ambiente, direcionando-a a diferenciação, para geração de um tecido especializado. Esses sinais incluem danos aos tecidos como: trauma, fraturas, inflamação, necrose e tumores.

Células-tronco mesenquimais (CTMs) são células progenitoras pluripotentes, capazes de diferenciar-se em vários tecidos incluindo osso, cartilagem, músculo e renal. Estas células podem ser derivadas de vários tecidos adultos, são não-imunogênicas, e ainda possuem propriedades imunosupressoras, que tornam CTMs muito promissoras em vários processos terapêuticos.

O tecido adiposo é uma fonte de CTM muito atraente para protocolos de terapias celulares, pois pode ser obtido em grandes quantidades. Este vem sendo utilizado em terapias regenerativas de cães e gatos, para tratamento de lesões ósseas, renais, cartilaginosas, hepáticas entre outras.

 A base para protocolos de terapias celulares com CTMs, consiste no fato de que células saudáveis estimulam o tecido em que foram injetadas para o processo de regeneração. No caso de terapias celulares, além do efeito estimulatório de regeneração, ensaios clínicos relatam diferenciação das mesmas em células do tecido residente ao qual foram enxertadas.

REFERENCIAS:
Volk S.W.; Wang Y; Hankenson K.D. Effects of donor characteristics and ex vivo expansion on canine mesenchymal stem cell properties: Implications for MSC-based therapies. Cell Transplantation. 2012.
Webb T.L.; Quimby J.M.; Dow S.W. In vitro comparison of feline bone marrow-derived and adipose tissue-derived mesenchymal stem cells . Journal of Feline Medicine and Surgery. 14(2) 165–168. 2011.
Oliveira B. J.N.A. Isolamento e cultivo de células-tronco mesenquimais. Revisão de literatura. 2009.
Reich C.N. et AL. Isolation, culture and chondrogenic differentiation of canine
adipose tissue- and bone marrow-derived mesenchymal stem cells–a comparative study. Vet Res Commun. 2012.

Nosso Serviços

O Hospital Veterinário Florianópolis conta com profissionais especializados para cada problema que seu pet possa apresentar. Conheça nossos Médicos

Tratamento com Células Tronco

O Hospital Veterinário Florianópolis vem se estabelecendo como um ce...

Leia Mais

Ultrassonografia

A ultra-sonografia coloca-se como uma das mais importantes modalidades...

Leia Mais

Hemodiálise

A insuficiência renal causa grande mortalidade tanto em cães como em...

Leia Mais

Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma ou ECG é o registro gráfico da atividade elétri...

Leia Mais

Tomografia Computadorizada

O exame de TC emite Raios X ao redor do corpo de seu Pet e produz imag...

Leia Mais

Laboratório de Análises Clínicas

Importante ferramenta que auxilia os Médicos Veterinários na confirm...

Leia Mais

Copyright 2014. Powered by HwBrasil.com Início | O Hospital | Equipe | Como Chegar | Contato